Inspeção e manutenção de sistemas solares fotovoltaicos

Entre os principais tipos de energia renováveis, como a energia maremotriz, geotérmica, eólica, hídrica, biomassa, biodiesel, biogás e etanol, a energia solar é uma excelente escolha. Limpa, sustentável e inesgotável, a energia elétrica e térmica gerada por meio de painéis fotovoltaicos tem ganhado cada vez mais adeptos no mercado.

Para gerar esse tipo de energia, extremamente mais barata, é necessário investir inicialmente em equipamentos adequados para captar, converter e distribuir ou armazenar energia . Este é um investimento 100% recuperável em curto ou médio prazo, dependendo do volume de consumo de energia da edificação e dos cuidados de manutenção.

Como todo investimento em estrutura física, é necessário cuidar da sua manutenção para evitar a deterioração precoce dos equipamentos, que pode reduzir sua durabilidade e comprometer a capacidade produtiva de todo o sistema.

Conheça os principais cuidados na manutenção de sistemas solares fotovoltaicos e prolongue a vida útil da sua instalação, aproveitando o máximo da energia solar.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva do sistema de energia fotovoltaica basicamente se resume a uma boa limpeza periódica dos painéis solares e tem o objetivo de reduzir o risco de avarias no sistema.

O que pode sujar os painéis fotovoltaicos?

Folhas, galhos, fuligem, dejetos de aves e outros pequenos animais, poluição, poeira, além de outros tipos de partículas presentes no ar e orvalho.

Qual a consequência do acúmulo de sujeira nos módulos solares?

A sujeira depositada sobre as células fotovoltaicas dos módulos solares pode reduzir a efetividade do painel, comprometendo a produção de energia e causando perdas de até 25% da geração.

O acúmulo de resíduos ao longo do tempo pode ocasionar manchas nas placas solares, favorecer o surgimento de fungos e causar corrosão nos painéis, reduzindo sua vida útil, que normalmente é de 25 a 30 anos.

Como fazer a limpeza em painéis fotovoltaicos?

A chuva já faz boa parte da manutenção de sistema solar fotovoltaico, lavando frequentemente a superfície dos módulos. No entanto, uma limpeza manual periódica é necessária.

Limpeza manual

A limpeza manual do sistema de energia solar não exige mão de obra especializada, podendo ser realizada pelo próprio usuário, seguindo alguns critérios de segurança, conforme a determinação de cada fabricante.

A principal e unânime regra de segurança é realizar a limpeza apenas quando o sistema estiver totalmente desligado, preferencialmente em dias de temperatura amena, sem chuva.

Periodicidade

É recomendável limpar os módulos solares uma vez por ano, ou a cada seis meses, conforme as condições climáticas e atmosféricas do local, que vão causar maior ou menor acúmulo de sujeira sobre as placas.

Locais com menor incidência de chuva ou índice elevado de poluição podem exigir limpeza mais frequente.

Produtos

Para que a limpeza não prejudique o sistema é aconselhável utilizar apenas água e um pano limpo ou uma esponja limpa com cerdas macias.

Por questões de segurança, não deve ser utilizado nenhum produto químico, abrasivo, item perfurocortante ou pressurizador com jato direto, para evitar danos à superfície dos módulos solares.

Posição

Não se apoie ou empregue força sobre os painéis solares. A limpeza do sistema deve ser feita suavemente e, de preferência, do chão, por meio de um acessório longo que alcance o telhado sem risco de impacto sobre os módulos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *